sexta-feira, 14 de junho de 2013

Veja os cuidados com o cinto de segurança

O cinto de segurança do seu carro deve estar nos lugar certo e devidamente colocado no motorista e nos passageiros. Isso está na lei de trânsito. Mas para garantirem a segurança, eles precisam estar em boas condições. Sim, apesar de parecerem durar para sempre, os componentes dos cintos também precisam de revisões periódicas e, às vezes, de manutenção ou substituição.

As montadoras recomendam a checagem no cinto de segurança pelo menos uma vez por ano. É importante verificar o estado do cinto em si (também chamado de cadarço) para ver se não há partes rasgadas ou descosturadas. Também é fundamental averiguar se os engates não estão com folga e se estão bem presos à carroceria do carro. Se o veículo não tiver sofrido nenhum acidente, a tendência é que estejam em boas condições, mas mesmo assim é aconselhada uma revisão anual.

É preciso abrir o olho, porém, em relação à limpeza do cinto de segurança. A sujeira pode obstruir o seu enrolamento automático. Resíduos também danificam o material do cadarço, provocando uma corrosão e o rompimento na hora de um choque. Se seu carro pega muita poeira com os vidros abertos ou se foi molhado por dentro, é recomendado fazer uma lavagem.

A limpeza dos cintos é simples, porém, precisa ser feita somente com água morna e sabão neutro. Eles não podem ser lavados quimicamente, pois os produtos químicos podem danificar a resistência do tecido. O cinto de segurança não pode entrar em contato com líquidos ácidos. Para lavar, o cadarço deve ser puxado todo para fora, limpo e guardado somente depois de seco.

Nunca consertado
Cintos de segurança jamais devem ser consertados. Em casos de defeito no pano ou em alguma peça, a parte defeituosa deve ser imediatamente trocada por um modelo igual ao recomendado pela montadora. O cadarço nunca deve ser costurado, por exemplo. Em caso de acidente, o carro deve passar por uma checagem completa no sistema do cinto. Alguma parte pode estar comprometida, mesmo que você não veja defeitos aparentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares