sexta-feira, 26 de julho de 2013

Retrovisor auxilia motorista contra os pontos cegos

Presentes em todos os automóveis, os chamados pontos cegos do retrovisor exige atenção redobrada dos motoristas, principalmente nas ultrapassagens. Uma tecnologia implantada em carros da Volkswagen, o Side Assist, auxilia quem está dirigindo a evitar manobras arriscadas ao perceber a aproximação de outros veículos.

Todos os automóveis possuem pontos cegos e os riscos de acidentes variam de acordo com o número e o tamanho desses pontos. Parte dos acidentes envolvendo veículos, pedestres, motocicletas e bicicletas, além de objetos imóveis, ocorre porque, em determinado momento, um desses elementos se encontra na trajetória de um veículo, mas fora do alcance de visão do motorista. Localizam-se numa área de não-visibilidade, o popular ponto cego.

O Side Assist monitora os pontos cegos. Em velocidades superiores a 60km/h, sensores de radar monitoram as áreas laterais e traseiras do veículo. LEDs nos retrovisores externos avisam a aproximação de um veículo na traseira. O sistema leva em conta a velocidade dos dois veículos e apenas alerta o motorista para os que realmente podem representar um risco em caso de mudança de faixa. Se o condutor tentar mudar, o Side Assist começa a piscar para alertá-lo.

Por enquanto, este sistema é encontrado na linha Passat, Touareg e Tiguan.

Regulagem espelhos

O motorista deve estar atento para a regulagem dos três retrovisores – os dois laterais e o interno – ainda o posicionamento correto do motorista no banco. Os espelhos laterais devem estar de forma que ao olhar através deles o motorista visualize apenas 10% da lateral do carro. O restante deve mostrar as faixas de rodagem em ambos os lados. No espelho interno o motorista precisa conseguir enxergar todo o vidro traseiro.

O ajuste certo do banco também influencia na qualidade da visibilidade do interior do carro. Segundo o analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), Bruno Honorato, o pé esquerdo do motorista precisa tocar no fundo da embreagem com a perna levemente flexionada. Quando encostado no banco, o motorista deve alcançar a direção com os dois punhos no alto e com os braços levemente flexionados . A regulagem do banco deve ser feita de acordo com a altura da pessoa para atender esses critérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares