domingo, 28 de julho de 2013

Trepidação no pedal pode ser problema no freio ou suspenção


Se seu carro até para normalmente, mas o pedal de freio treme mais do que criança com frio, está na  hora de investigar o que está contecendo. Trepidações são não normais e podem revelar problemas no próprio sistema de freio, na suspensão ou até folga em rolamentos de roda. Seja onde for o defeito, a vibração deve ser corrigida para evitar danos maiores nos veículos.

Uma leve trepidação no pedal só é admitida em carros com sistema ABS em freadas muito bruscas. Do contrário, não é normal a vibração. O primeiro passo ao sentir desconforto ao pisar no pedal do meio é checar o sistema de freios. Primeiro, e mais importante, é verificar se os discos de freio (geralmente nas rodas dianteiras) e os tambores (nas traseiras) não estão empenados ou gastos além do limite. “A espessura do disco não pode estar abaixo do especificado pelo fabricante, senão ele provoca a redução de dissipação de calor e pode empenar”, diz André Brezolin, engenheiro da Fras-Le.

É fundamental, claro, conferir se as pastilhas não estão gastas. “Quando o material de atrito acaba, a parte metálica da pastilha de freio pode entrar em contato com o disco de freio e danificá-lo, podendo provocar a trepidação do sistema de freio associada ao desgaste irregular do disco” complementa Brezolin.

Também é preciso verificar a situação das pinças de freio, que são as peças responsáveis por empurrar as pastilhas contra o disco para o carro frear. Se as pinças não voltam para o local adequado, elas tendem a provocar um desgaste irregular nos próprios discos.

Caso o sistema de freio esteja em dia, o vilão da trepidação possivelmente estará na suspensão. Deve-se checar todos os calços e borrachas atrás de eventuais folgas, principalmente nas peças que têm contato direto com as rodas. Brezolin recomenda também averiguação no balanceamento das rodas, nas condições do sistema de direção e, ainda, fazer alinhamento. Desgastes excessivos em rolamentos e até parafusos de roda frouxos podem causar as vibrações no pedal dentro do carro.

Insistir em rodar com o pedal trepidando não traz problemas no curto prazo. Pode, porém, danificar outras peças do sistema de freio e diminuir a capacidade de frenagem em caso de situações de emergência ou de pista molhada.

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